PSICOLOGIA

O QUE É?

Psicologia clínica

Promoção da Saúde Mental, intervindo diretamente na redução do mal-estar e sofrimento psíquico (depressão, ansiedade, ataques de pânico, bipolaridade…), com frequência impeditivo de uma vivência subjetiva harmoniosa que rouba qualidade à vida.

Ludoterapia

Ludoterapia é a psicoterapia mais utilizada para o tratamento infantil, através do qual a criança, no ato do brincar, projeta os seus medos, vivências internas e externas.

As crianças não possuem ainda o pensamento abstrato nem a capacidade para expressarem as suas emoções, comportamentos e pensamentos. Os brinquedos são as palavras e o brincar é o discurso.

A especialista tornou-se uma verdadeira mestre da brincadeira quando ficou responsável pelas crianças do Concelho no Centro de Saúde do Seixal durante 1 ano. Num período de uma semana fazia 40 avaliações psicológicas. O mundo de uma criança é ilimitado, criativo, poderoso e tudo pode acontecer!

Psico-oncologia

Um paciente com cancro ao receber tal diagnóstico depara-se com uma mudança radical na sua vida. Tudo muda. A rotina, a relação com a família, com os amigos, com o próprio corpo. Da aceitação, são muitos os doentes que passam pela fase da negação, revolta, falta de fé, depressão, ansiedade, incerteza e inquestionáveis porquês. As mudanças corporais são um caminho curto até ao isolamento e à depressão. O Apoio Psicológico tanto ao doente como aos familiares são de extrema importância.

Natacha Seixas uma das especialista pioneiras em Portugal em psico-oncologia perdeu a conta de quantos doentes atendeu na Unidade de Dor Crónica no Hospital dos Capuchos e na União Humanitária dos Doentes com Cancro e Hospital Curry Cabral. Foram 17 anos onde viu muita dor, luta, desespero, mas também muitas alegria, guerreiras e vencedores.

Uma coisa é certa quando se tem um cancro nunca mais se é o mesmo é-se muito melhor.

 

O QUE TRATA

A avaliação Psicológica é utilizada quando se pretende:

Avaliar a condição e o estado psicológico da criança, do adolescente ou adulto, assim como as suas necessidades terapêuticas específicas, com vista ao desenvolvimento de um plano de intervenção/prevenção, tendo em conta as suas características e necessidades particulares;

Avaliar a mediação, ideação cognitiva e processamento da informação, como o comportamento, a personalidade, determinadas aptidões ou competências específicas (ex., intelectuais, cognitivas, afetivo-emocionais, sociais, etc.);

Responder a pedidos de outros profissionais de saúde (ex., médicos, pediatras, etc.), de educação (ex., educadores, professores, etc.), ou outros, para despistar dificuldades/handicaps;

Fazer o diagnóstico de problemas psicopatológicos (ex., depressão, Ataques de Pânico, Bipolaridade, Autismo, Psicopatia, Hiperatividade, Borderline, Bornout, entre outras patologias).

Entre outros…

TIPOS DE INTERVENÇÃO

Após a anamnese clínica, entrevista clínica e avaliação, bem como a sua análise, procede-se à elaboração de um relatório.

O relatório da avaliação psicológica reúne toda informação sobre os métodos e instrumentos utilizados, os resultados obtidos e as conclusões da avaliação.  Caso se justifique, o relatório apresenta recomendações para o cliente adulto, para os pais da criança ou adolescente, idoso e/ou outros (ex., médico, pediatra, educador, professor, etc.), bem como a sugestão de um plano de intervenção para o tratamento mediante os handicaps analisados.

Cláudia Natacha Natacha Seixas Costa

  • Mestre em Psicologia Clínica e de Aconselhamento;
  • Licenciada em Psicologia e Psicopedagogia Curativa;
  • Pós-graduada em Consulta Psicológica e Psicoterapia;
  • Psicooncologista;
  • Formadora, Supervisora de Estagiários Curriculares e Profissionais;
  • “Pratictioner em Programação Neurolinguística_PNL” e Hipnose Ericksoniana.

 

Editou o seu livro “CRESCER COMIGO” de desenvolvimento pessoal, na 89ª Feira do Livro de Lisboa 2019 e na Fnac de Almada, Editora Ômega, Lisboa.

Brevemente sairá o próximo livro de ajuda e conhecimentos científicos para os cidadãos comuns e para os estudantes de psicologia “Leva o Psicólogo para casa”.

A especialista é muito requisitada pelos meios de comunicação social para falar sobre Saúde Mental.

Preço

1ª Consulta – 60€

Consultas Seguintes – 35€

Para procedimentos específicos e consultas seguintes:

Consultar tabela 

DRA. NATACHA SEIXAS

QUER FAZER UMA MARCAÇÃO?
FALE CONNOSCO!

210 455 310 / 967 191 479
geral@thrustclinic.pt

Marcação de Consultas


X
Marcação de Consultas